Páginas

sábado, 26 de maio de 2018

Como criar um texto nota 1000 no Enem

Um grande enciclopedista já comentava: organização é o ponto principal para atingir o sucesso. Brincadeira, inventei essa frase agora, mas ela não deixa de ser verdade.

Assim, se você quer arrasar na produção de texto, uma das primeiras coisas que deve aprender é a organizar e estruturar o seu texto. Não é complicado.

Como fazer a redação do Enem Passo a Passo


Primeiro, vamos entender como a dissertação funciona. Ela é dividida em três partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Missão Enem É Bom E Funciona

Introdução é a parte do texto em que se coloca a ideia-chave, o assunto da dissertação. A partir da ideia principal é que se desenvolve o resto do texto, onde você pode justificar e apresentar fatos que comprovem sua tese. Segredos da Redação Perfeita do Enem

Os parágrafos de desenvolvimento são os que vão fundamentar a tese retratada na introdução. É esse o momento de justificar, demonstrar, provar as declarações feitas no início.

Os parágrafos de desenvolvimento devem ser marcados pela progressão, ou seja, o texto dissertativo deve ser construído de forma que vá apresentando novas informações, claras e pertinentes.

Ou seja, nada de enrolação ou de repetição desnecessária do que já foi dito!

Para facilitar sua argumentação, você pode separar o desenvolvimento de cada ideia em um parágrafo diferente.

Além disso, você precisa construir uma boa conclusão.

Desenvolvimento Além de apresentar fatos que fundamentem a sua dissertação, é importante que você também aponte argumentos contrários e que aponte porque, de acordo com a sua tese, eles não são verdadeiros. Afinal, dissertação não é um artigo de opinião, o que significa que as opiniões contrárias também devem ser consideradas.

Conclusão Parte final do redação. Mas é preciso que uma coisa fique clara: cerrar não é simplesmente “terminar” o texto.

Como fazer a conclusão da redação do Enem

A conclusão é feita de comentários que confirmam os aspectos discorridos nos parágrafos anteriores. É o momento de oferecer uma solução ou demonstrar algum tipo de expectativa em relação à sua tese e ao assunto como um todo.

Dicas para fazer a redação do Enem


Atenção: a conclusão não é o momento de levantar questionamentos que não tenham sido esclarecidos nos parágrafos argumentativos, portanto EVITE frases interrogativas.

Com essas instruções na cabeça, o segredo do planejamento da redação é já saber exatamente o que vai apresentar em cada parágrafo antes mesmo de iniciar o texto.

Além disso, compreender quantas linhas você vai ter para desenvolver cada argumento é absolutamente vital para você saber de quanto espaço dispõe para expor cada ideia. Preparamos um esquema básico ideal para uma redação dissertativa perfeita de 30 linhas.

Veja: Mas calma! Só porque colocamos aqui que é um esquema ideal, não significa que você precise seguir à risca as quantidades de linhas. Essa orientação é apenas para auxiliar quem estiver desnorteado e não souber bem quanto espaço utilizar para cada parte do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário